Concepção de Avaliação
A avaliação é centro de várias discussões no âmbito escolar, principalmente na maioria das vezes é vista somente como julgamento sobre o fracasso ou sucesso do aluno para testar observar, medir ou atribuir notas no final de um período (bimestral ou anual). Essa pratica tem sido rotina, ainda, no atual contexto escolar, pois mesmo sabendo que “a avaliação deve ser instrumento auxiliar da aprendizagem e não instrumento de aprovação ou reprovação dos alunos” (LUCKESI, 1998, P 52) continua como pratica contraria a essa concepção e para haver mudanças na forma de avaliar, a avaliação deve ter a função de sustentar e orientar a intervenção por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno, servindo como sinalizador para perceber tais avanços e obstáculos que o impede de se desenvolver com plenitude. Assim as avaliações de aprendizagens só devem acontecer se forem relacionadas com orientações e condições didáticas oferecidas aos educandos.
A avaliação de forma geral, feita com o propósito de informar ao aluno e o professor sobre o quanto estão se aproximando dos objetivos propostos. Avaliar o quanto o aluno sabe deve ser uma preocupação constante, num processo contínuo procurando estabelecer em grau se ele apropriou do conhecimento e até ponto conseguiu utiliza-lo. A avaliação não deve ser realizada somente no final de um, determinado período, para atribuir uma nota ou conceito. Ela é um processo continuo e sistemático. O processo de ensino e aprendizagem é interativo; portanto, a avaliação deve ser mais abrangente possível na qual se incluem professores, alunos e contexto escolar. O que da sentido a avaliação é usa-la para decidir o que deve ser mantido e o que precisa ser reformulado.
2 comentários:
Para Ana Maria Avela Saul:
"A avaliação é uma constante em nosso dia-a-dia. Não aquela que fazemos ou que estamos comprometidos a fazer quando nos encontramos na Escola, mas um outro tipo, como aquele em que avaliamos impressões e sentimentos. (...) É assim que, nas interações cotidianas, em casa, em nossa trajetória profissional, durante o lazer, a avaliação sempre se faz presente e inclui um julgamento de valor sobre nós mesmos, sobre o que estamos fazendo, sobre o resultado de trabalhos.
Na ação escolar, a avaliação incide sobre ações ou sobre objetos específicos - no caso, o aproveitamento do aluno ou nosso plano de ação."
"Trazemos ainda uma forte marca norte-americana nas formas de trabalho, nos livros-texto, nas programações, nas ações de alteração curricular e, conseqüentemente, nas formas de avaliação."
"Vários autores conseguiram teorizar o cotidiano e a prática social, mostrando que as escolas possuem dentro delas, e a sociedade também, formas de resistência, no sentido de se oporem e recriarem a ideologia."
Certamnete trabalhar com avaliação é importante, no sentido de que a entendamos vinculada a uma prática educacional necessária para que se saiba como se está, enquanto aluno, professor e conjunto da Escola; o que já se conseguiu avançar, como se vai vencer o que não foi superado e como essa prática será mobilizadora para os alunos, para os professores, para os pais.
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